7.gif

quarta-feira, 13 de maio de 2009

EX ALUNOS RELEMBRAM DOS BONS MOMENTOS

Flávio André Ribeiro de Britto foi aluno da EEB Irmã Irene desde a 5ª série do Ensino Fundamental e desde então começou a participar dos projetos ambientais e das Feiras de Matemática da escola. Concluiu o Ensino Médio no ano passado e atualmente está na 1ª fase do curso de Matemática , na Universidade do Contestado ,em Caçador.
Durante sua estadia na escola, Flavio participou de três trabalhos fundamentais: “Matéria Prima e a Matemática” (2004) ,que aconteceu na cidade de Pomerode. “A preservação como suporte da vida no meio ambiente” (2005), em Videira. “A matemática entendendo a natureza” (2006), em Santa Cecília. E o projeto Lixo: o que podemos fazer diante deste problema (Feira estadual federal e internacional de Ciência e Tecnologia – 2007). “Atuar nesses projetos foi ótimo, pois pude descobrir um universo totalmente diferente daquele que eu conhecia. Foi onde comecei a gostar de verdade de matemática, onde eu decidi o que eu queria pra minha vida, enfim, onde centralizei minhas metas como futuro profissional”, diz Flavio.
O aluno ainda deixa uma mensagem para todos que ainda estão freqüentando a escola: “Deixei o colégio, mas sinto que deixei um pedaço de mim ai com vocês. Sai do 3º ano com a sensação do dever cumprido, além de ter o prazer de ser reconhecido por todos os funcionários da escola e pelos meus colegas da época do colégio. Vocês não têm noção da sensação de ter um trabalho reconhecido em âmbito estadual, um trabalho pelo qual você dedicou horas da sua vida, sendo levado a uma feira de ciências nacional e internacional.
Sem contar, é claro, que você chega na faculdade com a tua moral lá em cima. Portanto , não percam a oportunidade de participar desses trabalhos, façam a diferença como eu fiz, mudem os pensamentos das pessoas sobre vocês, vão em frente, todos são capazes disso!” E acima tudo Flavio ainda parabenizou a escola pelos seus 50 anos de existência.

PERSPECTIVA DE UM ALUNO DA EEB IRMÃ IRENE

O que pretendo na vida com certeza é continuar meus estudos, fazer faculdade de Ciências da Computação e depois alguns cursos de Web Designer.
Espero crescer e ver a humanidade encontrar um jeito de acabar com o aquecimento global, com a mortalidade infantil ,a fome ,violência e tantos outros problemas atuais.
Espero ver crianças e adolescentes nas escolas , construindo um futuro melhor para si mesmos e para a sociedade em que vivem. Queria ver mais respeito com idosos e deficientes.
Queria ver o fim do desmatamento das florestas no mundo todo.
Gostaria de viver em um mundo com mais amor , onde todos vivessem em paz e harmonia.Gostaria de não ver mais ninguém passando fome e morrendo por causa dela...
Bruno Brum 8ª 1

A HISTÓRIA DA EEB IRMÃ IRENE CONTADA POR SEUS PROFESSORES - PARTE II


Lecionei na EEB Irma Irene durante 21 anos. Trabalhar neste estabelecimento marcou para sempre minha vida e o que a princípio era para ser só mais um emprego que aumentaria a minha renda , transformou-se num belo caso de amor a essa profissão, na qual me sinto realizada. E isso graças a essa escola.
Foram vários fatos marcantes de minha vida profissional, mas para mim o mais importante foi quando fiz o concurso, fui escolher vaga para me efetivar e consegui 40 horas no Irmã Irene.
Para a comunidade ceciliense os cinquenta anos da escola são como um presente de Deus.É como um pomar de diversidades, onde os semeadores preparam o terreno , semeiam , as plantinhas nascem, vão crescendo, se desenvolvendo, florescendo e dando , então, os seus frutos. Em sua maioria frutos de boa qualidade, os quais hoje fazem parte da nossa sociedade.
Parabéns à EEB Irmã Irene por tudo que foi realizado nestes 50 anos. E sei que não vai parar por aí, pois a escola, através de seus funcionários e equipe gestora, está sempre preocupada em oferecer o melhor a seus alunos.
Desejo que com seu amor, dedicação e profissionalismo continuem colhendo frutos de qualidade, pois só o amor a essa profissão é que torna isso possível.
Severina Ferrari, professora aposentada.

domingo, 3 de maio de 2009

VOCÊ SABE QUEM FOI IRMÃ IRENE?


Imã Irene Wisniewski nasceu no município de São Mateus do Sul, em 28/08/1902, onde passou sua infância, adolescência e parte da juventude. Desde pequena demonstrava espírito de oração e recolhimento, sempre desejando se consagrar à vida religiosa.
Quando completou seus estudos como professora primária, resolveu ingressar no Convento das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família . Em 1927 trabalhou na escola Dom Pedro, perto de Curitiba, e de 1928 a 1932, em Orleãs, também próximo a Curitiba.
A pedido do bispo de Lages, Dom Daniel Hostin e de Frei Justino, as irmãs Franciscanas abrem casa em Cutitibanos. Entre as primeiras irmãs está Irmã Irene, que ali permaneceu até 1945, dedicando-se exclusivamente à educação, principalmente à primeira série.
Em fevereiro de 1954 , Irmã Irene foi transferida para Lebon Régis e em 1964 foi homenageada com o título de cidadã curitibanense, devido aos seus vinte e um anos de serviço em prol daquela comunidade .
De 1969 a 1987, residiu em Rebouças, no estado do Paraná e neste mesmo ano foi para Curitiba para tratamento médico.
Faleceu em Curitiba aos 11 de agosto de 1987.
Nossa escola recebeu este nome porque Santa Cecília pertencia à região de Curitibanos (centro educacional na época) e a Irmã Irene atuava nesta cidade.
A data 11 de agosto lembra para nós o dia do estudante e também o aniversário da morte de Irmã Irene.

A HISTORIA DA EEB IRMA IRENE CONTADA POR SEUS PROFESSORES


Iniciei na EEB Irma Irene em primeiro de marco de 1968, onde me aposentei em 30 de setembro de 1993 .Continuei trabalhando por mais seis anos como ACT. Foram 30 anos trabalhados neste colégio.
A comunidade ceciliense sente-se honrada com o jubileu desta escola, pois no decorrer destes anos a educação teve um saldo positivo, fazendo com que todos os professores se empenhassem no trabalho escolar, buscando um curso superior.
Um fato que marcou muito a minha vida profissional foi a festa que a direção e os professores organizaram quando me aposentei. Foi uma homenagem muito bonita, envolvendo toda a minha trajetória nesta escola.
Essa instituição muito contribuiu para minha vida profissional, porque através dela recebi todas as orientações dos meus superiores para que eu pudesse crescer profissionalmente em todos os aspectos. A equipe de trabalho sempre foi unida e muito responsável.
Parabenizo este educandário pelos seus 50 anos, pois me sinto lisonjeada em ter feito parte desta equipe, na qual também sou responsável pelo aprendizado de muitos profissionais desta cidade. Foram muitas as gerações que passaram por mim.
Profª Rosely Raulino Menegotto