Imã Irene Wisniewski nasceu no município de São Mateus do Sul, em 28/08/1902, onde passou sua infância, adolescência e parte da juventude. Desde pequena demonstrava espírito de oração e recolhimento, sempre desejando se consagrar à vida religiosa.
Quando completou seus estudos como professora primária, resolveu ingressar no Convento das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família . Em 1927 trabalhou na escola Dom Pedro, perto de Curitiba, e de 1928 a 1932, em Orleãs, também próximo a Curitiba.
A pedido do bispo de Lages, Dom Daniel Hostin e de Frei Justino, as irmãs Franciscanas abrem casa em Cutitibanos. Entre as primeiras irmãs está Irmã Irene, que ali permaneceu até 1945, dedicando-se exclusivamente à educação, principalmente à primeira série.
Em fevereiro de 1954 , Irmã Irene foi transferida para Lebon Régis e em 1964 foi homenageada com o título de cidadã curitibanense, devido aos seus vinte e um anos de serviço em prol daquela comunidade .
De 1969 a 1987, residiu em Rebouças, no estado do Paraná e neste mesmo ano foi para Curitiba para tratamento médico.
Faleceu em Curitiba aos 11 de agosto de 1987.
Nossa escola recebeu este nome porque Santa Cecília pertencia à região de Curitibanos (centro educacional na época) e a Irmã Irene atuava nesta cidade.
A data 11 de agosto lembra para nós o dia do estudante e também o aniversário da morte de Irmã Irene.
2 comentários:
Parabéns pela exelente reportagem!
Postar um comentário